Bilheteira

Pode adquirir um passe para 2 dias (6 e 7 de março), 1 dia (6 ou 7 de março) e cada 1 dos concertos do Festival de Guitarra Portuguesa. Cada concerto tem a duração de 35 minutos.

Os concertos contemplados nos passes de 1 dia ou 2 dias, têm horários específicos, conforme indicado abaixo.

Todos os bilhetes (passes 1 e 2 dia ou 1 concerto) dão livre acesso, no respetivo dia, ao programa de conversas, documentários e oficinas, que decorrem nas salas 1 e 2 do Cinema São Jorge, no limite da lotação das salas, e às sessões de autógrafos que terão lugar no final de cada dia do Festival de Guitarra Portuguesa.

O Festival

FESTIVAL DE GUITARRA PORTUGUESA | 2 ª EDIÇÃO "ARMANDINHO"

6 e 7 de Março | Cinema São Jorge | Teatro Variedades | Capitólio

A segunda edição do Festival de Guitarra Portuguesa afirma-se como um encontro único dedicado a um dos instrumentos mais identitários da música portuguesa.

Depois do sucesso da primeira edição - simbolicamente lançada no centenário de Carlos Paredes, em 2025 - o festival regressa nos dias 6 e 7 de março, no Cinema São Jorge, Teatro Variedades e Cineteatro Capitólio, num tributo a Armando Freire (1891–1946) conhecido como Armandinho, figura central na afirmação da guitarra portuguesa e cuja obra integra hoje o repertório canónico do instrumento.

O formato do festival mantém o seu objetivo central: permitir ao público assistir a todos os concertos, criando uma verdadeira experiência imersiva e contínua em torno da guitarra portuguesa, cruzando gerações, estéticas e linguagens musicais.

Ao longo de dois dias, o programa apresenta as múltiplas vertentes da guitarra portuguesa, desde a sua relação com outros instrumentos até à sua projeção internacional, passando por novos talentos, percursos de carreira consolidados, projetos de fusão, novas linguagens musicais e abordagens onde a guitarra portuguesa se reinventa fora dos seus contextos mais tradicionais.

Entre os artistas presentes nesta edição destacam-se Mike 11, Luís & David Ribeiro, Mário Laginha com Miguel Amaral, Pedro Jóia, Custódio Castelo, Alvorada, Mafalda Lemos, Hugo Vasco Reis, e Ricardo, Paulo e António Parreira com Quarteto de Cordas e o espetáculo "Tributo a Armandinho", com direção artística de Pedro de Castro, homenageando Armando Freire em virtude de cada edição do Festival de Guitarra Portuguesa ser dedicada a uma figura maior do instrumento.

Em 2025, o tributo é dirigido a Armandinho, músico fundamental na afirmação da guitarra portuguesa como instrumento solista, responsável por expandir o seu vocabulário técnico e expressivo e por abrir caminhos que influenciaram decisivamente gerações posteriores de guitarristas.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Festival de Guitarra Portuguesa é uma produção do Museu do Fado | Lisboa Cultura e da Ghude, e terá lugar nos dias 6 e 7 de março de 2025 no Cinema São Jorge, Teatro Variedades e Cineteatro Capitólio.

Uma parceria: Museu do Fado | Lisboa Cultura Câmara Municipal de Lisboa e Ghude
Produção: Museu do Fado | Lisboa Cultura e Ghude
Media Partners: RTP | Antena 1
Apoio: CARMA | APC ? Instrumentos Musicais, Lda | Casa Ermelinda de Freitas

Programa

Sexta 6 de Março

CINEMA SÃO JORGE
Sala Manoel de Oliveira
20:30 - TRIBUTO A ARMANDINHO | direção artística de Pedro de Castro
CAPITÓLIO
22:00 e 23:00 - MIKE 11
TEATRO VARIEDADES
22:00 e 23:00 - LUÍS & DAVID RIBEIRO

Sábado 7 de Março

CAPITÓLIO
15:00 e 22:00 - MÁRIO LAGINHA COM MIGUEL AMARAL
16:00 e 18:00 - PEDRO JÓIA
17:00 e 23:00 - CUSTÓDIO CASTELO
TEATRO VARIEDADES
15:00 e 22:00 - ALVORADA
16:00 e 18:00 - MAFALDA LEMOS
17:00 e 23:00 - HUGO VASCO REIS
CINEMA SÃO JORGE
Salas 1 e 2
19:30 e 20:30 - CONVERSAS / DOCUMENTÁRIOS
20:30 - Sala Manoel de Oliveira
RICARDO, PAULO E ANTÓNIO PARREIRA & QUARTETO DE CORDAS
Câmara Municipal de Lisboa Lisboa Cultura Museu do Fado Cinema São Jorge - 75 Anos Capitólio Teatro Variedades Ghude Media Partner: Antena 1 Media Partner: Radio Televisão de Portugal Parceria: CARMA Apoio: APC - Instrumentos Musicais Apoio: Casa Ermelinda de Freitas