Espetáculo de abertura
A música de Carlos Paredes será visitada, sendo dada a fruir em estado puro. A ausência da marcação rítmica da viola, tal como nos foi dada a conhecer pelo compositor guitarrista, é substituída pela enorme paleta sonora da orquestra clássica, a qual se atreve mesmo interpretar Paredes sem guitarra. Ouvir-se-ão arranjos para guitarra portuguesa e orquestra da autoria de Francisco Tavares, Tiago Derriça e Luís Cardoso, e, como contraponto, a solo e também com apoio de orquestra, algumas obras de outros guitarristas, tais como o pai Artur Paredes no início da estilização diferenciada do instrumento, de Francisco Filipe Martins, e ainda de Paulo Soares, guitarrista solista para quem as guitarras dos Paredes não têm segredos. A direção da Orquestra Sinfonietta de Lisboa estará a cargo do maestro Vasco Pearce de Azevedo.
Orquestra Sinfonietta de Lisboa tem interpretado obras criadas desde o período barroco até ao séc. XX (tendo acompanhado ao vivo e gravado com artistas nacionais e internacionais como Andrea Bocelli, Placido Domingo, José Carreras, Jorge Moyano, Adriano Jordão, Peter Devries, Pedro Jóia, Caetano Veloso, Jaques Morelembaum, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, António Zambujo, Rodrigo Leão, Carlos Martins, Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Raquel Tavares, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa) - dirigida pelo conceituado maestro Vasco Pearce de Azevedo.
Paulo Soares é um dos mais versáteis e generosos guitarristas de sempre da guitarra portuguesa. Estuda e investiga o instrumento há mais de 40 anos, buscando a excelência da sonoridade e do discurso musical. Por conseguinte, é possivelmente o mais profundo conhecedor da guitarra de Carlos Paredes. A sua síntese inovadora das técnicas e intenções das guitarras tradicionais de Coimbra e de Lisboa são o alicerce para a sua enorme versatilidade musical e guitarrística, plena de entusiasmo e profundidade.Como pedagogo e impulsionador da guitarra portuguesa, a obra de Paulo Soares é indubitavelmente das mais importantes. É autor e editor do Método de Guitarra Portuguesa, obra de referência na aprendizagem do instrumento. Tem ensinado consistentemente, tem auxiliado outros professores e tem partilhado generosamente várias transcrições de sua autoria.